O Natal não verá meu 13º

Desde que passei a ler mais sobre minimalismo/viver com menos, tenho parado para refletir muito sobre o consumismo e sobre como compramos/juntamos/perdemos tempo com coisas totalmente desnecessárias.

A fotógrafa Claudia Regina, através de sua página no Facebook, foi quem me apresentou este incrível mundo da vida minimalista. Sua frase “viver com pouco dinheiro fez com que eu tivesse uma vida rica” ficou guardada em minha memória para sempre.

A vida nos cobra a cada dia e nos achamos na obrigação de compensar todo o nosso esforço, toda a nossa luta, com bens materiais (muitos deles) desnecessários.

É sério, este ano tive uma reviravolta e passei de garota fútil a simples.

Antes meu sonho era morar em uma casa enorme, no mínimo 03 quartos, em um bairro excelente. Claro, porque eu pretendia ter dois filhos, e cada um deveria ter o seu próprio quarto, afinal de contas sei o quanto é chato não ter o seu próprio espaço.

Maaaaas… Peraí? Eu pretendo me casar e logo em seguida ter filhos? DOIS de uma vez? Claro que não. Os filhos nem nasceram ainda, por que já estou pensando em ter uma casa com 03 dormitórios? PRA QUE eu preciso de uma casa enorme?

Antes eu pensava que ter um carro era uma necessidade, que era impossível viver sem carro, etc. Mas NÃÃÃÃOOO minha gente! Pelo contrário, depois que minha digníssima mãe fez o FAVOR de vender o nosso carro, me senti mais leve, mais livre. Deixei de ser carro-dependente e minha vida ficou ainda melhor! Até andei fazendo umas aulinhas de bike (sim, eu sei dirigir carro, mas não sei andar de bicicleta rsrsrs). Hoje não vejo vantagem NENHUMA em ter um carro. Agora vou explicar o porquê:

1. Moro em São Paulo e o trânsito me dá MUITO nervoso;

2. O gasto com gasolina;

3. O gasto com seguro;

4. O gasto com manutenção;

5. O gasto com IPVA;

6. O gasto com estacionamento (pra quem tem a mesma sorte que eu de morar em um prédio onde não tem garagem);

7. Andar de ônibus tem sido a melhor opção, pois hoje em dia há faixas exclusivas. Sim, vou em uma sardinha enlatada, mas chego mais rápido;

8. O meio-ambiente agradece. =)

Lendo todas as informações acima, conclui-se que, se eu utilizar um táxi para todas as vezes que eu NECESSITAR, ou seja, nas urgências/últimos casos, eu gastarei bem menos que se eu tivesse um carro. Além do mais, você não precisa de um carro, você precisa ir e vir pra algum lugar, e o transporte público já faz isso por você. “Ah, mas eu prefiro o conforto do meu carro do que andar num aperto”. Ahhhh o egoísmo… O ser humano ainda tem muito o que evoluir. Pense comigo: quanto menos carros nas ruas, mais o trânsito flui, mais os ônibus andam rápido, chegam rápido e poderão atender à todos. Mas quando pensaremos nisso? rs.

Enfim, o que o título do post tem a ver? TUDO. Natal = consumo, óbvio. E eu já deixei claro pra mim mesma que essa data capitalista NÃO verá o meu 13º. Qual a necessidade de consumir no Natal gente? Só por causa da data? Pra presentear a parentada? Porque tudo estará mais “barato”? Pra torrar o dinheirinho a mais do 13º??? Tudo isso não passa de FUTILIDADE DESNECESSÁRIA. Há tanta coisa pra se fazer, tantos momentos bons pra se passar junto de quem você gosta e não é necessário uma data ou um presente para suprir tudo isso. Isso vale para o dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais… Se você ama a sua mãe, ama sua namorada/namorado, ama o seu pai, não é necessário uma data ou um presente pra demonstrar isso. Pessoas, ACORDEM! Não viva do consumo ou de datas, viva de MOMENTOS!

Aproveitando, em 2014 pretendo fazer igual à Talita: ficar 01 ano sem comprar roupas, sapatos, bolsas e acessórios. “Ohhh, como você é louca, eu JAMAIS conseguiria!!”. Amigx, toda mulher, acredito eu, tem o suficiente, até mais que o suficiente, em seu guarda-roupa para passar 1 ano sem a necessidade de consumir absolutamente nada. Falo isso por mim. Em 2013 só parei para comprar roupas apenas 2 ou 3 vezes. Dá pra contar nos dedos. Para alguns pode parecer muito, mas pra mim é um grande progresso, visto que eu não poderia passar 1 mês sem comprar alguma coisa. E claro, não comprei em loja cara, porque né.

Juntei umas 03 sacolas de roupa pra doar, e ainda existem coisas em meu armário que eu NUNCA usei. Sério.

E viva a simplicidade! =)

One comment on “O Natal não verá meu 13º

  1. Guta says:

    Oi! Li seu post e achei legal.
    Postei sobre “Compensa ter um carro ou andar de transporte público”.
    http://viversempressa.wordpress.com/2013/11/23/compensa-ter-um-carro-ou-andar-de-transporte-publico/
    Se quiser dar uma lida, será bem vinda.
    Beijos, Guta.

Leave a Reply

